domingo, 26 de julho de 2009

Notícias duvidosas.

Hoje, no programa Esporte Espetacular, exibido pela Rede Globo de TV, nos deparamos com uma matéria que instiga nosso questionamento. A tal emissora fez uma reportagem no Haiti e conseqüentemente a participação do Exército Brasileiro naquela região miserável do planeta. A reportagem teve como pano de fundo as supostas ajudas fornecidas pelo nosso exército àquela população, bem como o bom relacionamento com o provo do Haiti.


No entanto, para o expectador mais atendo os fatos são bem outros, pois inúmeras são as notícias de que a ONU, incluindo nossos soldados, servem mais de força de repressão do que colaboradores da paz, pois muito pouco tem feito naquele país nesse sentido, ao contrário do que mostrou a reportagem da Tv Globo.


No decorrer da reportagem faz-se menção aos soldados brasileiros e seu heroísmo, ao combaterem inúmeras gangues. Temos ai outro fato questionável. Que gangues são estas? São mesmo baderneiros os haitianos que sofrem a repressão dos soldados brasileiros? Em 2007 ficamos sabendo através da mídia alternativa, que sempre que o povo se revoltava, através de protestos, a polícia do Haiti, juntamente com soldados brasileiros, reprimiam violentamente qualquer manifestação. Seriam esses os atores sociais denominados por membros de gangues, segundo a reportagem da Globo?


Manifestos contra o aumento do preço dos alimentos (2008) e a favor do aumento do salário mínimo ocorrido em junho deste ano são exemplos de manifestações do povo haitiano. Seriam esses os membros das tais gangues?


Prof. Édney Silva Mesquita


Nenhum comentário: