quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Afeganistão: Karzai publica lei contra as mulheres

A organização Human Rights Watch (HRW) denunciou que, numa manobra eleitoralista de Karzai, foi publicada no Diário Oficial do Afeganistão em 27 de Julho uma lei que legaliza a descriminação contra as mulheres da minoria xiita, estipulando, entre outras barbaridades, que podem ser privadas de alimentação caso se neguem a ter relações sexuais com o marido.

Segundo a HRW, a lei é uma nova versão da que foi aprovada em Março pelo parlamento afegão, mas que não tinha entrado em vigor perante a indignação internacional que provocou.

O esquerda.net publicou notícia sobre esta lei e o deputado Fernando Rosas interveio sobre ela na Assembleia da República.

Da publicação desta lei não houve anúncio público e nenhum funcionário governamental a comentou. A HRW acusa o presidente afegão, Hamid Karzai, de ter "vendido" os direitos das mulheres xiitas, em troca de apoio dos fundamentalistas xiitas à sua eleição.

Segundo a HRW, o novo texto, no essencial semelhante à versão de Março passado, prevê que um marido tem o direito de retirar qualquer sustento se a mulher se recusar a ter com ele relações sexuais, a custódia dos filhos é confiada apenas aos pais e avôs, as mulheres têm de pedir autorização ao marido para trabalhar e permite que um violador seja absolvido de qualquer acusação se pagar "o dinheiro de sangue" da mulher violada.

Fonte: www.esquerda.net

Nenhum comentário: