sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Preso em Porto Alegre é líder neonazista, diz delegado


Porto Alegre - Um homem preso na quarta-feira suspeito de espancar um segurança negro em uma estação de trem no centro de Porto Alegre seria um dos líderes de um grupo neonazista. Lauriano Vieira Toscani, 24 anos, é investigado desde maio de 2005, quando teria participado de uma agressão a três judeus em um bar no bairro Cidade Baixa. As vítimas ficaram internadas em um hospital por mais de uma semana, segundo informações do jornal Zero Hora.

Na noite de quarta-feira, o segurança da estação foi agredido por dois homens quando teria tentado impedir que eles urinassem no local. A dupla estaria armada com facas e martelos. O outro homem seria Daniel Fabrício Silva de Oliveira, 21 anos, que também foi preso.

"Ele é um dos líderes dos Nazi-Skin, uma das organizações que nega o holocausto e defende ideias de Hitler", disse ao jornal o delegado Paulo César Jardim, que investiga neonazistas há oito anos.

De acordo com a reportagem, Toscani tatuou uma suástica (símbolo nazista) no corpo. O delegado afirmou ainda ao jornal que o homem ficou preso 50 dias em São Paulo suspeito de espancar um punk e neste período se aproximou da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

"Não dá para dizer que ele integre o PCC, mas ele nos contou que recebeu proteção do comando enquanto esteve preso", disse o delegado ao jornal.

As informações são do Terra

Nenhum comentário: