sábado, 16 de janeiro de 2010

Jornal é condenado por publicar fotos de Polanski em detenção

O jornal francês "Le Parisien" foi condenado a pagar uma multa de 3 mil euros ao cineasta Roman Polanski e a sua mulher por ter publicado fotos do casal durante a detenção do diretor na Suíça, a pedido da Justiça dos Estados Unidos.

O Tribunal de Grande Instância de Paris considerou que essas imagens representaram "um atentado à vida privada" de Polanski e de sua mulher, a atriz Emmanuelle Seigner, mas impôs uma multa muito inferior aos 40 mil euros que o casal pedia.

O jornal também deverá publicar a sentença em sua próxima edição, segundo o veredicto.

O "Parisien" publicou, em 5 de dezembro, três fotos da família no chalé que possuem na estação de esqui suíça de Gstaad, onde Polanski está sob prisão domiciliar, após haver deixado a prisão onde foi detido.

Uma das fotos mostrava o diretor quando chegava ao chalé; na outra, a mulher por trás de uma janela, e, na terceira, o filho do cineasta no jardim.

Com esta sentença, Polanski consegue a primeira vitória judicial na longa batalha que iniciou contra os meios de comunicação que publicaram fotos dele durante sua detenção na Suíça, onde aguarda a decisão sobre sua eventual extradição aos EUA, para responder por um delito de agressão sexual supostamente cometido nos anos 70.

Fonte: www.folha.com.br

Nenhum comentário: