domingo, 31 de janeiro de 2010

Prefeitura de Nova Iorque decide fechar 20 escolas públicas na cidade

Prefeitura de Nova Iorque decide fechar 20 escolas públicas na cidade

As vaias ecoaram pelo auditório da escola Cristopher Columbus (Cristóvão Colombo) no momento em que um funcionário municipal da cidade de Nova Iorque lia a decisão de fechar o educandário, um dos últimos que restam entre os grandes colégios públicos do Bronx.

Segundo este funcionário, Santiago Taveras, a Columbus tem tido “uma longa história de fracasso acadêmico e como resultado deveria ser fechada”, como se isso não tivesse nada a ver com a administração educacional do município.

Além disso, os estudantes e professores presentes tinham uma opinião totalmente distinta. A escola recebera, nos anos em que lutava contra a falta de verba e abandono, alunos vindos dos setores mais empobrecidos entre os novaiorquinos.

“E agora que estes alunos encontraram uma casa aqui e foram recebidos de braços abertos, vocês querem tirar também isso deles”, declarou o professor Jaime Allen, encarando o oficial.

A iniciativa asinina de fechar escolas por “baixo desempenho” é do prefeito Michael Bloomberg, que acaba com grandes estabelecimentos e cria miniescolas muitas vezes várias distribuídas em um só prédio onde os alunos passam a se encolher em pequenas salas de aula. Este ano a prefeitura propõe fechar 20 escolas.

O governo federal de Obama colocou um prêmio para as escolas chamado Race to The Top (Corrida Para o Topo) que oferece bilhões de dólares de acordo com a performance dos alunos.

Como resultado disso as pequenas escolas de Bloomberg recusam-se a aceitar alunos com mais dificuldades (normalmente vindos das famílias mais pobres) e os de fala espanhola, ou ex-detentos menos ainda. Estes recorrem às antigas escolas como a Columbus que os absorvem mas apresentam notas mais baixas dos alunos em seu conjunto.

Fonte: www.horadopovo.com.br

Um comentário:

turquinho disse...

Essa prefeitura de NY ainda adota o "tolerancia zero" contra os pobres, negros e latinos.Não só matando e prendendo mas também dificultando acesso a cultura e educação...e ainda se dizem um estado modelar a ser seguido....