segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A vitória de Piñera no Chile

Esquerda admite derrota no Chile; Frei exalta legado histórico

do Vermelho

O senador Eduardo Frei — que concorreu à presidência do Chile pela aliança governista Concertación — reconheceu sua derrota no segundo turno das eleições, realizado neste domingo (17). Em Santiago, ao lado de sua equipe de campanha, Frei parabenizou o bilionário e ultradireitista Sebastian Piñera, da Coalición por el Cambio (Frente para a Mudança), que venceu o pleito.
Com mais de 60% das urnas apuradas (4,1 milhões de votos), Piñera recebeu 2,1 milhões — o que representa a maioria de 51,87% da votação —, comparados com os 48,12% conquistados até agora por Eduardo Frei, com 2,1 milhões de votos. A vitória do candidato oposicionista pôs fim a 20 anos de hegemonia da Concertación no Executivo nacional.

Piñera também será o primeiro presidente de direita eleito democraticamente no Chile em 52 anos. Nas eleições de 1958, o ex-presidente Jorge Alessandri, da direita, venceu o socialista Salvador Allende. Mas a eleição mais apertada da história do Chile, anterior a esta, foi da disputa entre Ricardo Lagos (esquerda) e Joaquín Lavíin (direita) em 2000.

“A eleição (deste domingo) terminou e os resultados deixam em evidência a solidez de nossa democracia. Foi uma eleição limpa e transparente, e a maioria dos chilenos deu seu apoio a Sebastián Piñera”, disse ele — que já ocupou o cargo de 1994 a 2000 e era apoiado pela presidente chilena, Michelle Bachelet. Ela conta com 80% de apoio popular, mas não conseguiu transferir essa aprovação para a votação de seu candidato nas eleições.

“Quero agradecer a todos os chilenos que hoje me deram seu voto. Desde a recuperação da democracia, fomos protagonistas na formação de nossa nação, e o Chile é hoje muito melhor que o país que recebemos em 1990”, prosseguiu Frei, referindo-se ao ano em que chegou ao fim a nefasta ditadura do general Augusto Pinochet, iniciada em 1973.

“Hoje quero mandar uma mensagem aos democratas e progressistas da centro-esquerda. É necessário manter nossa bandeira. Seremos guardiões da liberdade, e a partir do meu posto no Senado seguirei junto a vocês”, afirmou Frei.

Já o ex-presidente Ricardo Lagos, que governou entre 2000 e 2006, enfatizou que "essa coalizão que governou o Chile por 20 anos deixa o poder com a cabeça erguida" e destacou os avanços obtidos pelo país no período. "Hoje, 20 anos depois, há um Chile diferente. Fizemos um Chile que foi capaz de crescer e fomos capazes de distribuir esse crescimento e, por isso, estamos orgulhosos."

Mais cedo, o presidente do Partido Democrata Cristão, Juan Carlos Latorre, já reconhecera, em nome das quatro legendas que compõem a Concertación, a vitória de Piñera. “A diferença nos parece irreversível”, disse ele. “Queremos agradecer a Eduardo Frei, uma pessoa que soube liderar o processo. Como partidos da Concertación, seremos a oposição do governo que se iniciará em março.”

Da Redação, com agências

Nenhum comentário: