quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Gaza à beira de um colapso energético por causa do bloqueio israelense

Gaza à beira de um colapso energético por causa do bloqueio israelense

Autoridades alertaram que a única estação elétrica da Faixa de Gaza ficará fora de serviço esta noite, em meio a um rigoroso inverno, se persistir a escassez de combustível causada pelo bloqueio

Autoridades de Gaza alertaram, nesta sexta-feira (05), que a única estação elétrica da Faixa ficará fora de serviço esta noite, em meio a um rigoroso inverno, se persistir a escassez de combustível causada pelo bloqueio por parte de Israel. Segundo um comunicado da Autoridade de Energia de Gaza, na manhã do sábado (06) serão paralisadas as operações da estação geradora de eletricidade devido ao impedimento de entrada de combustível que Tel Aviv mantém a esta Faixa palestina, relatou uma nota da Prensa Latina.


A nota oficial pede aos prefeitos das cidades, ao Ministério da Saúde e às duas maiores companhias de telecomunicações para “se preparem para o pior”, depois do corte entre 30 e 40% no serviço da região na noite da quinta-feira (04).


O governo encabeçado pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) sofre um bloqueio fronteiriço agravado por Israel desde junho de 2007. As autoridades locais lembraram que a repentina frente fria na região os obrigou a gastar o combustível que havia de reserva mais rápido do que o previsto.


Na quinta-feira, os israelenses não permitiram a passagem de caminhões-pipa com combustível pelo cruzamento fronteiriço em Karni (norte), denunciou o funcionário palestino Raed Fattouh. Ele acrescentou que os volumes de gás doméstico e diesel transferidos pela fronteira de Kerem Shalom (sudeste) também não foram os requeridos para manter em operação por outra semana a estação elétrica, que agora só usa um de seus quatro geradores funcionais. “Esse gerador, habitualmente, fornece eletricidade para a maioria dos 1,5 milhões de palestinos em Gaza durante 16 horas diárias porque não há combustível suficiente para que trabalhe por 24 horas”, explicou Fattouh.


A população, entretanto, passou a armazenar combustível para manter funcionando geradores privados de edifícios e instituições, mas o nível de carência e a drástica queda das temperaturas fazem que muitos lugares tenham problemas com a calefação.


O combustível entra legalmente em Gaza, a partir de Israel, por Kerem Shalom, no sul. A estação elétrica só pode usar diesel industrial israelense, mas a população utiliza também o que chega de contrabando do Egito através de túneis fronteiriços.


Tradução: Michelle Amaral

Nenhum comentário: