segunda-feira, 12 de julho de 2010

O voto feminino é importante, mas Dilma segue em desvantagem

O voto feminino é importante, mas Dilma segue em desvantagem

Voto feminino será um dos pontos centrais da campanha de Dilma

do Vermelho

Dilma Rousseff (PT) foi lançada candidata à Presidência da República sob o lema “Pátria Mãe, Pátria Mulher”, em evento no qual a questão do gênero foi abordada como um dos pontos centrais da campanha eleitoral. Uma ação na área já mencionada abertamente pela presidenciável diz respeito à construção de 6 mil creches no país num período de quatro anos — o que auxiliaria as mães trabalhadoras.

Segundo o comando da campanha, a candidata vai elucidar mais propostas “ao longo do processo eleitoral” — e o combate à desigualdade entre homens e mulheres permeará todas as políticas públicas de um eventual governo Dilma. “Estamos coletando propostas de outros partidos da coligação”, disse o deputado José Eduardo Martins Cardozo (PT-SP), um dos coordenadores políticos.

Saudações e referências especiais às mulheres são frequentes nos discursos da candidata, que busca reduzir a desvantagem entre o eleitorado feminino. Nesse segmento, seu principal adversário, José Serra (PSDB), tem vantagem de sete pontos porcentuais (41% a 34%), conforme a pesquisa Ibope feita entre os dias 27 e 30 de junho.

As diretrizes do programa de governo de Dilma pregam a necessidade de políticas públicas para “desconstruir a cultura machista e patriarcal que aprofundam a desigualdade e a exclusão social de mulheres”. No programa protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a questão da mulher também é abordada em capítulo intitulado Fortalecer o Estado e construir a igualdade para aprofundar a autonomia política, econômica e social das mulheres.

“O terceiro governo do PT deve ter como eixo estruturante do seu programa a construção da igualdade entre mulheres e homens”, diz trecho do documento. As propostas pregam o “fortalecimento da Secretaria Especial para as Mulheres” e citam como prioridades a promoção da saúde da mulher, o combate à violência e a ampliação da participação de mulheres em espaços de poder.

Presidente do PMDB Mulher, a ex-deputada federal Maria Elvira reclamou com o candidato a vice-presidente na chapa de Dilma, Michel Temer (PMDB), da ausência de tópicos específicos sobre políticas de gênero e defesa das minorias. A peemedebista prometeu entregar a Temer amanhã, na ocasião da inauguração do comitê de campanha de Dilma, em Brasília, ideias compiladas e sugestões do PMDB Mulher para o programa de Dilma.

“O governo Lula avançou bastante no setor, mas ainda temos que avançar muito na política reprodutiva, na construção de creches, na educação”, opina Maria Elvira. Para o PMDB Mulher, os temas que devem merecer a atenção da candidata petista são violência familiar, habitação e saúde da mulher.

Da Redação, com informações do O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário: