domingo, 19 de setembro de 2010

Como a máquina de moer republicana espalhou boatos

Barack Obama, na infância, passou alguns anos morando com a mãe e o padrasto na Indonésia. A Indonésia é um país majoritariamente muçulmano. De onde se tira que Barack Obama estudou em uma madrassa, uma escola religiosa muçulmana. Falso, era uma escola secular, mas até hoje milhões de americanos acreditam que Obama é muçulmano.

Como este e outros boatos se espalharam nos Estados Unidos, especialmente durante a campanha presidencial de 2008?

1. Corrente de e-mail ou blog anônimo;

2. Neste último caso, link pronto para disseminação;

3. Link plantado em comentários de blogs e, inadvertidamente, disseminado pelos próprios democratas que se sentiram ultrajados com “os golpes da direita” (mal sabiam que estavam sendo usados); o replicar de e-mails com nomes de gente conhecida na caixa de destinatários acresce “credibilidade” ao teor das mensagens, por associação;

4. Depois de um tempo, a “notícia” foi parar na revista Insight e dali pulou para a Fox News.

Mais tarde foi desmentida pela rede CNN.

Em The New Right-Wing Smear Machine, o repórter Christopher Hayes fez, na revista The Nation, um raio-xis da máquina de moer carne republicana, que nunca deixou de funcionar e deve estar pronta para atacar em 2012.

Detalhe: quase sempre é possível chegar à origem dos boatos, mas politicamente isso sempre acontece quando já é tarde.

Se algum leitor que souber inglês quiser traduzir o texto, aceito a ajuda.

PS: O texto será traduzido pela nossa queridíssima Caia Fittipaldi.

PS2: O homem que espalhou o boato de que Obama era muçulmano voltou atrás e agora espalha que Obama não é filho do pai dele, mas de um jornalista de esquerda que vivia no Havaí quando o pai dele, Obama, tinha voltado para o Quênia. Essa é impossível de desmentir. Se desmentir, Obama acaba propagando o boato que não tem como desprovar.

Abaixo, um vídeo que já teve mais de 3 milhões de views no You Tube diz que Obama admite ser muçulmano, baseando-se em trechos de discursos editados do atual presidente dos Estados Unidos:

Nenhum comentário: