quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Vasco da Gama e o racismo

História

O Clube de Regatas Vasco da Gama, foi fundado em 21 de agosto de l898, no Rio de Janeiro, por quatro jovens remadores que se diziam cansados de ir a Niterói para praticar o seu esporte preferido, o remo. Após vários sucessos nos Esportes aquáticos, em 1915, o Vasco da Gama, funde-se com o Lusitânia F,C. e em 1923, forma o seu primeiro time de futebol e logo em seu ano de estréia vence a divisão de acesso do campeonato carioca. Em 1924, o Vasco disputou um campeonato paralelo por ter sido excluído da liga carioca que exigia o afastamento de doze dos seus atletas, considerados de profissão duvidosa, justamente seus atletas negros e operários, numa prática aberta do Racismo vivenciado na época. O Presidente do Vasco, José Augusto Prestes, em carta enviada a AMEA, entidade mantenedora e organizadora do futebol carioca, defendeu seus atletas e conseguiu reverter a situação constrangedora para o Vasco, voltando a disputar os jogos oficiais. Já, em 1927, inaugura o maior estádio do futebol brasileiro, o São Januário, orgulho dos vascaínos, sendo o primeiro estádio a promover jogos noturnos.

Futebol
Futebol

O Vasco da Gama e suas conquistas

Em 1940, o Vasco conquistou seu primeiro grande título, a Taça Luiz Aranha, até que em 44 formou um grande time que conquistou dois títulos cariocas invicto, o de 45 e o de 47, que em conseqüência, foi convidado para disputar a Sul Americana, que também conquistou de forma invicta enfrentando clubes como o River Flate. Em 49 voltaria a conquistar mais um título carioca de forma invicta, vencendo o Flamengo, de virada, por 5 a 2, em um dos seus Momentos Incríveis de sua promissora carreira futebolística.

Oficial
Oficial

Na Copa do Mundo de 50 o Vasco tinha cinco titulares na seleção, mas perdeu para o Uruguai e seu goleiro, Barbosa, foi responsabilizado pela derrota do Brasil, já no ano da Copa e em 52, conquistou os dois campeonatos estaduais, encerrando sua maior fase de vitórias. Voltou a vencer em 66, conquistando o torneio Rio-São Paulo. Na década de 70, com Roberto Dinamite, hoje Presidente do Clube, voltou a conquistara vários títulos regionais e em 80 mais um campeonato brasileiro.

Vasco da Gama
Clube Vasco da Gama

Revelações

Pelo Vasco da Gama passaram grandes jogadores, tais como Leônidas da Silva, Domingos da Guia, Fausto, Sabará, Roberto Dinamite, Bebeto, Edmundo e tantos outros famosos que deixaram sua Marca Pessoal no clube. No ano do seu centenário, conquistou a Taça Libertadores da América e na década de 90, três campeonatos estaduais. No ano de 2000, o tetra campeonato brasileiro e a taça Mercosul, em 2003. Depois da festa, veio a decepção, a queda do Vasco para a Serie B, mas para a felicidade de sua imensa torcida já reconquistou o seu lugar na Serie A, de onde nunca deveria ter saído. Falar do Vasco, sem falar em Eurico Miranda não é possível, pois foi um dos dirigentes do futebol brasileiro, dos mais polêmicos, sempre contestado, mas se manteve no poder por longos anos, até que o então Presidente Roberto Dinamite, o dinamitou em uma tumultuada eleição cheia de lances perigosos, como só acontece no futebol.

Nenhum comentário: