quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Tentando se vitimizar?



No vídeo acima, vemos que Serra, após receber o durex na cabeça, passa levemente a mão sobre o local e depois, no momento em que ele entra na van, a câmera focaliza a imensa careca brilhante, sem nenhuma marca de luxação, nada. Mesmo assim, os tucanos decidem levá-lo a um hospital e cancelar a agenda do resto do dia, seguramente planejando montar o factóide político que lhes interessa, ou seja, pintar a militância petista como agressiva e violenta. O próprio Serra, logo depois do episódio, comparou os petistas a tropas nazistas, ilustrando bem o quanto o seu discurso sobre "união" e "não tratar adversários como inimigos" é verdadeiro...

Rodrigo Vianna, em seu blog, alerta para o uso de estratégias militares de inteligência e contra-inteligência pela campanha tucana, envolvendo ações em cinco ondas. A última seria justamente a vitimização. Com isso, Serra ganha mídia e pinta seus adversários como pessoas do mal. A militância deve tomar muito cuidado com piadas hostis, de conotação violenta, para com o tucano. Não é saudável que a eleição, que já é tensa e agressiva, degenere ainda mais. Há gente que vota em Serra e acredita nas mentiras dele; é preciso, portanto, respeitar a crença dessas pessoas. O importante é manter o equilíbrio. Teremos dias extremamente difíceis, angustiantes, para quem está pondo sentimento e paixão no processo político...

Recebi ainda, num dos grupos de discussão do qual participo, o seguinte email, que esclarece alguns pontos da confusão (os links foram acrescentados por mim e levam a matérias publicadas na grande imprensa sobre o fato):

Prezados (as)

Acabei de conversar com companheiros petistas que se envolveram no incidente e soube o seguinte:

1 - Serra marcou uma caminhada no calçadão de Campo Grande com forte aparato de segurança

2 - O sindicato dos mata-mosquitos, demitidos na época em que Serra era ministro da Saúde de FHC, se localiza nas imediações.

3 - O processo de demissão dos mata-mosquitos foi traumático, a ponto de trabalhadores perderem tudo, e foi registrado cinco suícdios entre os mata-mosquitos demitidos.

4 - Portanto, a categoria tem ódio mortal de Serra e se organizaram para manifestar contra a presença dele no calçadão de Campo Grande.

5 - Os petistas da região, que organizam panfletagens no calçadão, sabendo do quedro, foram para lá evitar confrontos.

6 - Mas os seguranças de Serra, liderados por Júnior, filho da vereadora e deputada estadual eleita Lucinha (PSDB), rasgaram os cartazes dos mata-mosquitos, aí o tumulto começou. Vale lembrar que a comitiva de Serra estava distante do local do conflito, mas Serra foi visto entrando numa Van sem qualquer ferimento

7 - O miltante petista, Carlos Calixto, lotado no gabinte da dep. inês Pandeló, foi agredido teve o supercílio rasgado,, e ainda sangrando foi para a Delegacia Plolicial registrar a ocorrência.

8 - Segundo o militante petista Sebastião Moraes, a confusão só não foi maior, porque a tropa de mata-mosquitos que vinha se incorporar à manifestação, chegou atrasada, mas saiu em perseguição à comitiva de Serra. É bom que eles não tenham alcançado a comitiva, caso isso ocorra novos conflitos a vista, para a exploração políica de Serra.

9 - O pessoal mata-mosquitos que estava na manifestção não tem vínculo com o PT. Eles têm dois sentimentos básicos, paixão por Lula que os reincorporou e ódio por Serra/FHC que os demitiu.

Abs,
Flávio Loureiro

--
#RioBlogProg - Política
Movimento dos Internautas Progressistas do Estado do Rio de Janeiro
Grupo de discussão sobre Política

Nenhum comentário: