sábado, 23 de outubro de 2010

Violência em Conacri, após novo adiamento das eleições


A Guiné-Conacri é palco de nova onda de violência, após mais um adiamento das eleições presidenciais, inicialmente marcadas para este domingo.

Várias notícias dão conta de conflitos nas ruas da capital entre apoiantes dos dois candidatos a Presidente - Cellou Dalein Diallo e Alpha Condé.

A votação agendada para este fim-de-semana completaria o primeiro processo eleitoral democrático da Guiné-Bissau, depois de 52 anos sob um regime autoritário.

Mas o chefe da Comissão Eleitoral, Gen Tourmany Sangare, considerou que a votação ainda não era viável, e que uma nova data iria ser anunciada posteriormente.

Segundo o Sangare, o material para a votação não foi distribuído e os computadores que se destinavam à contagem de votos foram roubados.

As Nações Unidas já avisaram, contudo, que um novo adiamento pode ameaçar a estabilidade do país.

Rivalidade étnica

Esta é a terceira vez que os eleitores assistem a um atraso da data apontada para a segunda volta. A primeira volta teve lugar em Junho passado.

Em Julho, o primeiro adiamento deveu-se a investigações de fraude eleitoral, e em Setembro foi a vez dos conflitos entre apoiantes dos dois candidatos interromperem o processo.

Correspondentes explicam que as tensões entre os apoiantes dos dois candidatos são provocadas pela rivalidade entre os dois maiores grupos étnicos do país - Diallo é Peul, enquanto Condé é Malinke.

O antigo primeiro-ministro Diallo é visto como o favorito à vitória, tendo alcançado 44% dos votos na primeira ronda.

Alpha Condé chegou apenas aos 18%,mas acusou existência de fraude eleitoral, dizendo ter sido lesado em 600 mil boletins de voto.

Fonte: www.bbcbrasil.com.br

Nenhum comentário: