terça-feira, 8 de maio de 2012

Dmitri Medvedev é eleito primeiro-ministro da Rússia

Nome do ex-presidente recebeu 299 votos a favor e 144 contrários
O ex-presidente Dmitri Medvedev foi confirmado nesta terça-feira (08/05) como o novo primeiro-ministro da Rússia, sucedendo no cargo a Vladimir Putin que,por sua vez, regressou à presidência do país no dia anterior.

O nome do ex-presidente russo foi aprovado pela Duma, a câmara baixa do parlamento, no qual o partido Rússia Unida, dos dois líderes, tem maioria. O nome de Medvedev recebeu 299 votos a favor e 144 contra. Medvedev foi indicado pelo próprio Putin. O Partido Comunnista é o principal bloco de oposição.

Nos últimos seis anos, Medvedev foi presidente, e Putin foi primeiro-ministro. A continuidade no poder (Putin também foi presidente antes de Medvedev) irritou eleitores russos de oposição, que acusam os pleitos eleitorais de serem fraudados.

Assim como no dia da posse de Putin, a polícia russa prendeu mais de 20 pessoas, em uma nova repressão a protestos pelos atos de posse do novo governo. A polícia moscovita entrou em confronto com cerca de 150 pessoas que ocuparam um parque próximo ao Kremlin durante a noite.

Pelo menos 22 pessoas foram detidas por não atenderem imediatamente à ordem da polícia para se dispersar para permitir a limpeza do parque. Outros simplesmente pegaram seus cobertores e foram embora.

Na madrugada, sob os gritos de “vergonha!” dos manifestantes, a polícia deteve também Alexei Navalny e Sergei Udaltsov, dois dos mais carismáticos líderes de protestos. Alguns manifestantes ao serem expulsos.

  Fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/21699/dmitri+medvedev+e+eleito+primeiro-ministro+na+russia.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Nenhum comentário: