terça-feira, 14 de julho de 2009

França: trabalhadores ameaçam explodir fábrica

Cerca de 360 trabalhadores ameaçam fazer explodir as instalações da fábrica New Fabris, em Châtellerault, na região centro de França. A ameaça é feita aos principais clientes daquela produtora de peças para automóveis – a Renault e a PSA Peugeot-Citröen -, dos quais exigem uma indemnização de 30 mil euros por cada trabalhador despedido.

Os cerca de 360 trabalhadores da New Fabris, uma fábrica de componentes para automóveis em França, ameaçam fazer explodir as instalações do complexo fabril se não receberem uma indemnização dos seus principais clientes. O prazo dado por estes trabalhadores, que ocupam a fábrica de forma permanente, é o próximo dia 31 de Julho e os destinatários são a Renault e a PSA Peugeot-Citröen.

Este processo tem origem em Abril, quando se iniciou o processo de insolvência da New Fabris. A falência foi consumada a 16 de Junho. Forçados ao despedimento colectivo e temendo nunca virem a receber as indemnizações correspondentes, os operários exigem agora 30 mil euros por cada trabalhador que fica sem emprego.

“As botijas de gás estão na fábrica. Está tudo previsto para a explosão”, garantiu o sindicalista da Confederação Geral do Trabalho Guy Eyermann, que explica a forma de luta adoptada pelos trabalhadores: “não vamos deixar que a PSA e a Renault aproveitem os meses de Agosto e de Setembro para recuperar as peças em stock e as máquinas ainda na fábrica. Se nós não temos nada então eles não podem ficar com tudo”.

No total, estima-se que o valor das peças e máquinas em causa ronde os 4 milhões de euros. Os trabalhadores já queimaram algumas peças, como forma de protesto e demonstração da sua revolta.

Os representantes da Renault e da PSA Peugeot-Citröen já vieram dizer que não se podem responsabilizar por esta indemnização aos trabalhadores e que isso só poderia acontecer por decisão judicial. A direcção da PSA diz ainda que “não se pode substituir aos accionistas ou ao Estado”.

Os trabalhadores têm encontro previsto com representantes do Governo para o próximo dia 20, por forma a tentar chegar a uma solução. No entanto, o ministro francês da Indústria, Christian Estrosi, já afirmou que não irá receber os operários se estes mantiverem a ameaça de fazer explodir a fábrica.

Assista o vídeo.


Fonte: www.esquerda.net

Nenhum comentário: