terça-feira, 14 de julho de 2009

Notícias da África.

Guiné Conacri em alto estado de alerta

O governo militar da Guiné Conacri diz ter descoberto planos de um ataque contra o país e colocou o exército de alerta em todas as fronteiras.

Segundo um comunicado lido na rádio nacional grupos de homens armados estão a concentrar-se nas fronteiras com a Guiné-Bissau e o Senegal no norte, e Libéria a sul.

A mesma fonte acrescenta que se suspeita que por detrás destes planos estejam cartéis da droga.

A Guiné Conacri tem sido um importante ponto de passagem das drogas em trânsito das Américas para a Europa.

Quando a junta militar liderada pelo capitão Moussa Camara tomou o poder há cerca de 7 meses, prometeu fazer do combate ao tráfico de drogas uma das suas grandes prioridades.

Vários suspeitos importantes foram detidos e aguardam julgamento mas o regime ganhou com isso inimigos poderosos.

O comunicado dizia que o ministério da Defesa foi informado pelos serviços de segurança e outras fontes credíveis que se preparava um ataque armado a partir da fronteira com a Guiné-Bissau e a região de Casamance, no Senegal.

Esta situação surge numa altura em que o governo militar está a ser alvo de pressões cada vez maiores de políticos e de grupos da sociedade civil e também da comunidade internacional para que realize eleições.

O capitão Camara já disse que se retira depois da realização de eleições livres e justas que deverão ter lugar no final deste ano.

A União Africana suspendeu a Guiné-Conacri na sequência do golpe militar que se seguiu à morte do presidente Lansana Conté.

Muitos guineenses reagiram positivamente ao golpe militar que consideraram que iria pôr fim a longos anos de desgovernação.

A Guiné-Conacri possui mais de um terço das reservas mundiais de bauxite e tem também importantes reservas de ouro, diamantes, ferro e níquel.

Nenhum comentário: