segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

As sugestões de leitura da Carta Maior para o fim de ano

Neste final de ano, apresentamos uma sugestão de leituras de livros, cujas resenhas foram publicadas aqui na Carta Maior. Selecionamos algumas delas para nossos leitores e leitoras como um presente de final de ano. Essas sugestões reúnem autores como Eduardo Galeano, Emir Sader, Flávio Aguiar, Gilberto Maringoni, Francisco de Oliveira, Bernardo Kucinski, Venício de Lima, José Luís Fiori e Michael Löwy, entre outros. Aproveitem a leitura e dêem um livro de presente neste Natal.

Data: 23/12/2009

Ao longo de 2009, publicamos diversas resenhas, artigos e matérias envolvendo lançamento de livros e sugestões de leituras de clássicos. Apresentamos a seguir uma relação de alguns destes títulos, com suas respectivas resenhas. São as sugestões de leitura da Carta Maior para esta virada de ano (clique no título para ler o texto):

Chico de Oliveira faz cartografia política e sentimental do Recife
Em seu novo livro, "Noiva da revolução/Elegia para uma re(li)gião, o sociólogo pernambucano Francisco de Oliveira desenvolve um ensaio histórico-político-sentimental do Recife da Sudene, "provavelmente o lugar central do conflito de classes no Brasil do final dos anos 50 e de toda a década de 60". Obra publicada pela Boitempo traz ainda nova edição de uma das principais obras do sociólogo.

A nova toupeira e os caminhos da esquerda latino-americana
Em seu novo livro, publicado pela Boitempo Editorial, Emir Sader procura entender em que medida o neoliberalismo permanece hegemônico, analisando a natureza dos atuais governos latino-americanos e propondo um debate fundamental para a compreensão das questões políticas de nosso tempo

Livro debate relação entre jornalismo, ética e nova mídia
Ética, Jornalismo e Nova Mídia - uma moral provisória", de Caio Túlio Costa, investiga como o jornalismo tem sido praticado do ponto de vista da moralidade, desde seu surgimento até os dias de hoje, marcados por um intenso fogo cruzado de novos meios de comunicação, a nova mídia. Na obra, o autor sustenta que, apesar de todas as novidades na mídia, o modo de fazer jornalismo não mudou. O que tem mudado, diz, "é a forma de comunicação e o grau de importância atribuído ao jornalista".

"A Escola e a Letra"
Organizado por Flávio Aguiar e Og Doria, o livro "A Escola e a Letra" (lançamento da Boitempo Editorial), reúne texos de autores brasileiros buscando captar a influência que a escola desempenhou em suas obras. "Quase todo escritor brasileiro tem um professor, um colega, um pedaço de escola a recordar e que aí, ou com esse personagem, se deu algo da escolha de escrever”, resume Flávio Aguiar.

Galeano na Carta Maior
O Brasil é dos poucos países em que os artigos de Galeano não são publicados regularmente na imprensa – apesar de ele ser o melhor escritor latino-americano contemporâneo. A Carta Maior publicou, ao longo do ano, textos dos três últimos livros de Galeano publicados no Brasil pela LP&M, "De pernas pro ar", "Bocas do Tempo" e "Espelhos.

A indústria da consciência
"Minimia Moralia. Reflexões a partir da vida lesada", de Theodor Adorno ganha nova tradução no Brasil. “Lesada” é a vida ferida no corpo e no espírito pelas monstruosas práticas do fascismo e do anti-semitismo, da burocracia e do totalitarismo, como também por sua figura mais “benigna”, a indústria cultural e o pensamento por clichês. “Prejudicado” é o indivíduo sem comunicação com o outro, que perdeu as formas do viver em companhia.

Um retrato honesto da experiência venezuelana
Livro analisa conquistas e limites do processo político venezuelano. Em "A Revolução Venezuelana", Gilberto Maringoni desvenda o enigma oculto sob a campanha midiática anti-chavista: como é possível que um caudilho supostamente tão desastrado mantenha altíssimos índices de apoio popular durante tanto tempo? Para o autor, é errado reduzir, como insistem os detratores da experiência venezuelana, o prestígio de Chávez à bonança petroleira da última década. O artigo é de Igor Fuser.

Teoria e história do marxismo
No livro "Marxismo e filosofia", Karl Korsch aborda o lugar do marxismo na história da filosofia e o papel da filosofia na gênese e estrutura da obra de Marx e Engels. Seu ponto de partida consiste na observação de que o marxismo era ignorado ou pouco mencionado nos livros de história da filosofia. O artigo de Ricardo Musse, professor do Departamento de Sociologia da USP, inaugura a parceria firmada entre a Carta Maior e o Jornal de Resenhas.

A batalha da mídia na América Latina
A "Batalha da Mídia" reúne ensaios que discutem o papel da comunicação na luta pela hegemonia política e cultural na sociedade contemporânea. Dênis de Moraes revela, entre outras coisas, como a ação do Estado, em vários países da América Latina, tem sido reorientada para tentar reverter uma das piores heranças do neoliberalismo: a concentração dos setores de informação e entretenimento nas mãos de um reduzido número de corporações nacionais e transnacionais.

O fetichismo da midiocracia
O livro "A ditadura da mídia", de Altamiro Borges, faz um levantamento histórico sobre a concentração da mídia e seu poder de fogo na mão de poucas empresas e/ou oligarquias familiares. Além disso o autor apresenta um conjunto de propostas para serem debatidas na Conferência Nacional de Comunicação, como o fortalecimento da radiodifusão pública, a revisão dos critérios das concessões, a revisão dos critérios da publicidade oficial, o estímulo à radiodifusão comunitária, inclusão digital e novo marco regulatório para as comunicações.


A crise financeira atual e a crítica de esquerda hoje
Lançamento da Fundação Perseu Abramo, o livro "O abc da crise" cumpre uma dupla tarefa: organiza os diagnósticos e sintetiza os prognósticos feitos pela esquerda no ato da crise, de maneira que o livro se torna útil tanto como instrumento pedagógico quanto como ferramenta política para quem quer que se interesse por certo pensamento crítico e contemporâneo. Trata-se de um conjunto representativo das opiniões não-liberais acerca da crise financeira escritas no calor da hora.

Kucinski e Venício de Lima debatem ponto de inflexão do poder midiático
Em ‘Diálogos da Perplexidade’, lançamento da Fundação Perseu Abramo, dois dos maiores críticos da mídia brasileira saúdam as oportunidades abertas pelas novas tecnologias de comunicação, mas sinalizam que não há panacéia técnica capaz de substituir o organizador político gramsciniano. A chamada grande imprensa ainda é uma de suas trincheiras mais atuantes. Mas se ela ocupa esse espaço no país deve-se muito mais à dispersão política e digital do pólo progressista, do que à uma vitalidade que já não possui. A radicalização editorial crescente acentua as deformações de um jornalismo que perdeu a prerrogativa da notícia para os meios online, deixando ele próprio de ser referência para ser referido.

Livro analisa a história da TV aberta no Brasil
"TV, poder e substância: a espiral da intriga", de Luís Carlos Lopes, que será lançado dia 17 de setembro em Brasília, trata da história da TV aberta no Brasil, que completa 59 anos em setembro. Fruto de centenas horas de pesquisa, livro parte do princípio que só se falar desse meio, considerando suas imbricações com a vida política e cultural do país.

A geopolítica e a geoeconomia das nações no início do século XXI
As transformações geoeconômicas e as reconfigurações geopolíticas deste início de século XXI explicitam a natureza do poder capitalista em geral, mas não evidenciam a derrocada do poder norte-americano em particular. Essa é uma das teses centrais do livro "O mito do colapso americano" (Record), de José Luís Fiori, Carlos Medeiros e Franklin Serrano, que consagra uma década e meia de reflexões críticas sobre as transformações nas relações entre poder e dinheiro, Estados e moedas, no capitalismo contemporâneo.

Livro resgata registros fotográficos de processos revolucionários
Em seu livro "Revoluções" (Editora Boitempo), Michael Löwy reúne os principais registros fotográficos dos processos revolucionários do final do século XIX até a segunda metade do século XX. Para o organizador da obra, “as fotos de revoluções revelam ao olhar atento do observador uma qualidade mágica, ou profética, que as torna sempre atuais, sempre subversivas. Elas nos falam ao mesmo tempo do passado e de um futuro possível”. O livro percorre a diversificada experiência das lutas populares por meio de imagens raras, como as fotografias da Comuna de Paris, e clássicas, como as de Lenin e Trotski na Rússia.

Coleção destaca grandes cientistas brasileiros
Revista Caros Amigos e Editora Casa Amarela lançam série em 12 fascículos que recupera a biografia de 24 importantes nomes de diversas áreas da ciência nacional. Os 12 fascículos quinzenais, 32 páginas coloridas a cada edição, formam ao final uma obra de referência de 384 páginas. O primeiro volume destaca a vida e a obra de Carlos Chagas, um pioneiro da saúde pública brasileira, e de Johanna Dobereiner, responsável por uma técnica de fixação biológica de nitrogênio, que fez a produção de soja brasileira aumentasse cinco vezes, ainda na década de 1960.

"Tocaia", quadrinhos de Maringoni
"Tocaia", uma coletânia de histórias em quadrinhos produzidas por Gilberto Maringoni reúne 14 narrativas curtas publicadas em lugares diversos, como Carta Capital, Kyx-93, Lúcifer, Metal Pesado, Panacéia, Front (todas no Brasil), Fluide Glacial (França), Orme (Itália), Seleções BD (Portugal) e ConSequencias (Espanha).

Nenhum comentário: