terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Cuba livre de desnutrição infantil severa, segundo a UNICEF

Cuba livre de desnutrição infantil severa, segundo a UNICEF

• O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) afirma que Cuba é o único país da América Latina e o Caribe que eliminou a desnutrição infantil severa, graças aos esforços de seu governo.

Cuba livre de desnutrição infantil severa, segundo a UNICEFNum documento no site Cubadebate, Unicef refere que existem, no mundo subdesenvolvido, 156 milhões de crianças menores de cinco anos em estado de depauperação, o que contrasta com a realidade dos infantes cubanos.

O relatório registra que as porcentagens de pequenos com baixo peso são de 28% na África Subsaariana, 17% no Oriente Médio e África do Norte, 15% na Ásia Oriental e o Pacífico, e 7% na América Latina e o Caribe.

A tabela completa-se com a Europa Central e o do Leste, com 5%, e outros países subdesenvolvidos, com 27%.

Contudo, Cuba não apresenta problemas de desnutrição infantil severa, devido aos esforços do Estado cubano por melhorar a alimentação do povo, nomeadamente a daqueles grupos mais vulneráveis.

Para satisfação da Ilha, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), também reconheceu que Cuba é a nação com mais avanços na América Latina, na luta contra a desnutrição.

Cubadebate acrescentou que a Ilha não esta isenta de deficiências, dificuldades e sérias limitações devido, fundamentalmente, ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos, há cinco quase cinco décadas. (AIN) •

Nenhum comentário: