terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Golpe em Honduras é reconhecido pela Suprema Corte.

Postado: Uol Notícias

Em Tegucigalpa (Honduras)

O presidente da Corte Suprema de Honduras, Jorge Alberto Rivera, acolheu nesta segunda-feira a acusação do Ministério Público contra seis chefes militares por abuso de autoridade e expatriação ilegal do presidente Manuel Zelaya, informou o chefe do departamento jurídico do Exército, Juan Carlos Sánchez.
Os seis comandantes, entre eles o general Romeo Vásquez, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, deverão prestar depoimento à justiça sobre os fatos ocorridos no dia do golpe de Estado, disse.
O Ministério Público de Honduras apresentou na semana passada denúncia por "abuso de autoridade" contra a cúpula militar, por deter e expulsar do país o então presidente Manuel Zelaya, durante o golpe de Estado de 28 de junho passado.
Zelaya, refugiado na embaixada do Brasil desde 21 de setembro, quando voltou secretamente a Honduras, foi deposto por preparar uma consulta popular destinada a convocar uma Assembleia Constituinte para reformar a Carta Magna e permitir a reeleição presidencial, apesar de o plebiscito ter sido proibido pela Justiça.
A decisão de depor e expulsar Zelaya do país foi adotada pela Justiça e executada pelos militares com o apoio do Congresso.

Nenhum comentário: