domingo, 27 de dezembro de 2009

Cesar Maia compara projeto de Educação à prática nazista e secretária judia pede respeito

POR CHRISTINA NASCIMENTO

Rio - Ao fazer críticas, no seu twitter, no final de semana, à nova metodologia de aprovação na rede de ensino da prefeitura, o ex-prefeito Cesar Maia comprou briga com a comunidade israelita do Rio. Ele acusou a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, de adotar o projeto Lebensborn nas escolas — prática nazista para selecionar crianças de raça germânica pura. Ao ler a mensagem na Internet, a secretária, que é judia e filha de sobrevivente do Holocausto, pediu que o assunto não fosse alvo de brincadeira e pediu respeito.

Foto: Alexandre Brum/ Ag. O Dia
Cesar Maia acusou a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, de adotar o projeto Lebensborn nas escolas — prática nazista para selecionar crianças de raça germânica pura. Foto: Alexandre Brum/ Ag. O Dia

No entanto, para exemplificar o que estava dizendo, o ex-prefeito ainda postou vídeo em que o ditador Adolf Hitler discursa em inglês em favor de uma raça superior. Questionado sobre o motivo da agressão, Cesar Maia disse, por e-mail, que introduzir um processo seriado e seletivo nas escolas municipais é discriminar contra os pobres e que não difere da seleção racial feita com crianças na Alemanha dos anos 30. “O resultado do primeiro ano já vimos: discriminar e jogar para baixo a autoestima das crianças e, depois, tentar consertar através de uma segunda época dos anos 50”. Ele não respondeu, no entanto, se sabia que a secretaria é judia.

Por meio de sua assessoria, Costin disse que não iria comentar as agressões, mas informou que o processo de fim da aprovação automática não significa um apartheid social. A presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj), Lea Lozinsky, se disse estupefata com o caso.

REAÇÃO
Ela afirmou que o ex-prefeito atingiu toda a comunidade judaica ao usar do nazismo para provocar a secretária. “A Federação está do lado dela. Provavelmente ele quer aparecer, mas provocou uma comunidade inteira. Ao postar vídeo de Hitler ele está incentivando o anti-semitismo, que a gente tanto combate. Vou acionar nosso setor jurídico para saber se algo pode ser feito”.

Nenhum comentário: